Conteúdo

O Pensamento Computacional é uma área em franca expansão em todo o mundo e vem gradativamente ganhando espaço nos currículos do ensino médio em diversos países. No Brasil, o Pensamento Computacional foi recentemente incluído na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) sendo organizado em 4 etapas: Decomposição (dividir um problema complexo em subproblemas menores); Reconhecimento de Padrões (identificação de aspectos comuns nos processos); Abstração (Diferenciar os elementos e processos importantes dos menos relevantes); e Algoritmos (Estabelecer uma sequência lógica de passos para resolver um determinado problema).

Dentro desse contexto, é fundamental que professores das diferentes áreas se apropriem gradativamente desses conceitos para futuramente poderem implantar projetos e trajetórias educacionais em suas escolas. Esse projeto oferecerá cursos de extensão para a comunidade e trabalhará nas 4 etapas do Pensamento Computacional proporcionando aos participantes a construção de programas utilizando uma Linguagem de Programação em Blocos Visuais.

Para tanto, a programação do curso contemplará as seguintes etapas:

  • Apresentar conceitos de Algoritmos e Programação de Computadores de forma contextualizada com a BNCC.
  • Oferecer a oportunidade de estudantes de ensino fundamental, médio, graduação, e professores de diferentes áreas terem contato com conteúdos de Programação de Computadores e Pensamento Computacional.
  • Habilitar os participantes a desenvolver programas de computador com uma linguagem de programação em blocos visuais.
  • Apresentar aos participantes uma linguagem de programação de alto nível.